Hábitos para o Sucesso Profissional

May 23, 2017

Começou a temporada dos processos seletivos de trainee e de estagiário, muitos irão ingressar no mercado de trabalho e têm muitas dúvidas sobre comportamento, expectativas, e muita ansiedade!

 

Algumas atitudes favorecem muito os profissionais para se destacarem no ambiente de trabalho. E deixar algumas atitudes também, sempre que se está numa mesa de discussão sobre carreiras, falamos dos comportamentos e os comportamentos negativos muitas vezes são mais ressaltados que os positivos. Então, cuidar do que não fazer é tão importante quanto o oque fazer.

 

Alguns hábitos que devem ser incorporados desde cedo na carreira de qualquer profissional de sucesso:

1.     Ser aberto a novos desafios – dizer mais sim do que não ou achar obstáculos em tudo – eles sempre irão existir, mas sua atitude perante a eles é o que conta.

2.     Ser curioso – sempre busque aprender algo novo, pessoas novas, inovações, se mantenha antenado, para poder participar de qualquer discussão e fazer bonito

3.     Ser protagonista – tome a frente, proponha melhorias mudanças, lidere sua vida e sua carreira. Seja proativo, se ofereça, apareça. Assuma riscos.

4.     Ter uma postura positiva e otimista – estudos da Psicologia Positiva, demonstram que pessoas positivas e otimistas são melhores vistas nas empresas e alcançam crescimento maior e mais rápido do que pessoas negativas e pessimistas. Não precisa deixar de ser crítico e achar que tudo são flores, mas é a atitude em relação às adversidades

5.     Ser orientado a resultados – neste momento de crise financeira, e cintos apetados, trabalhe buscando sempre atingir os resultados esperados, mesmo que exija um esforço extra – ele será percebido e reconhecido. Comprometa-se!

6.     Ter o estilo alinhado ao da empresa – cuidar do visual é fundamental, há quem diga que não. É preciso ter a cara e jeito da empresa, alinhamento cultural é um critério muito considerado nos processos de seleção, promoção e de desligamento. Muitas pessoas são contratadas pelas suas competências técnicas e demitidas pelas comportamentais!

 

Nunca conseguimos separar a vida pessoal da profissional, quando temos um bom dia no trabalho, chegamos em casa radiantes e felizes e vice-versa, sendo assim esses hábitos devem ser incorporados no seu dia a dia, como tomar banho e escovar os dentes.

 

Hábitos positivos podem ser utilizados e desenvolvidos, mudar comportamentos recorrentes é difícil, porém possível, precisa querer antes de tudo e criar um plano para identificar os gatilhos para ter uma atitude diferente. Agora quem já tem, demonstre, mas vá conquistando seu espaço – cuidado para não atropelar.

 

A carreira é uma responsabilidade sua, não espere que o RH, seu chefe ou seu colega cuidarem dela. Seja protagonista, comunique, busque e conquiste aquilo que deseja.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Métodos ágeis somente para projetos ou para qualquer área da empresa?

August 28, 2017

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags