Afinal o que é Management 3.0?

July 28, 2017

“A gestão não consiste em selecionar as melhores ideias; e sim criar um sistema que permita emergir as melhores ideias. ” J. Appelo

 

Quando divulguei o primeiro Workshop de Management 3.0 que facilitarei ao lado de Leylah Macluf, na ESPM, entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro; vários amigos perguntaram: “mas afinal, o que é Management 3.0”?

 

Quer se inscrever no workshop? (http://www2.espm.br/cursos/espm-sao-paulo/management-30-metodologias-ageis)

 

A pergunta me motivou a escrever este artigo e responder para mais pessoas que tenham a mesma dúvida.

Management 3.0 surgiu a partir da publicação do livro do holandês Jurgen Appelo, escritor, palestrante, desenvolvedor, empreendedor, ilustrador, gerente e blogger. Foi recentemente CIO na ISM eCompany, uma das maiores organizações de soluções e-Business dos Países Baixos. O autor do best seller Management 3.0 (Gestão 3.0), diz que “devemos reinventar a gestão para que possamos endereçar os desafios que o mundo dos negócios nos oferece nos tempos atuais”. O autor que é uma referência no mundo ágil, descreve em seu livro o papel de um líder em organizações ágeis.

 

Há muita referência a respeito de métodos ágeis com foco no desenvolvimento e gestão de projetos, mas pouco sobre liderança e, neste contexto, e Management 3.0 veio para cobrir uma lacuna.

Jurgen propõe ferramentas e práticas para:

1.    Energizar as pessoas

2.    Empoderar a equipe

3.    Alinhar restrições

4.    Desenvolver competências

5.    Crescer estrutura

6.    Melhorar tudo

 

O foco do líder deixa de ser controlar a equipe e passa a ser o de apoiar e garantir que não existam bloqueios para que tudo flua garantindo um ambiente de confiança em que todos possam ser criativos e trabalhar efetivamente juntos.

 

Managament 3.0 não é apenas um livro, mas um movimento de transformação do estilo de gestão. Neste movimento, as pessoas são a parte mais importante do sistema, e o papel do líder é mantê-las motivadas e engajadas. Em ambientes complexos e que mudam constantemente, uma gestão que abraça a mudança e encoraja outros para que façam o mesmo.

 

“Se as melhores memórias de sua vida são todas sobre suas férias, talvez não devesse voltar ao trabalho amanhã. ” J. Appelo

 

Ser feliz com que o está fazendo e produzindo, sentir-se reconhecido e valorizado é um dos objetivos deste novo modo de ver a gestão. E faz parte do papel do líder apoiar as pessoas para que encontrem o caminho.

 

E você? Acredita que estas ideias se aplicam somente às empresas dos sonhos? Eu te digo, com certeza, que não!

 

Veja mais em: www.management30.com

 

Quer se inscrever no workshop? (http://www2.espm.br/cursos/espm-sao-paulo/management-30-metodologias-ageis)

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Métodos ágeis somente para projetos ou para qualquer área da empresa?

August 28, 2017

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo