top of page

Conclusão - Tendências 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros



Bom dia a todos!


Esperamos que vocês continuem bem e que tenham tido a oportunidade de acompanhar nossa serie de publicações focadas em apresentar uma seleção de tendências para 2024 aplicáveis aos setores da indústria de Serviços Financeiros, complementada pela visão da BBold Cloud sobre as oportunidades de aplicação de tecnologia Cloud da Amazon Web Services (AWS) para implementar iniciativas que tragam benefícios para seus negócios.


Chegamos à publicação final desta série e gostaríamos compartilhar nossa visão consolidada sobre como a tecnologia em Nuvem está tendo um papel de grande relevância para apoiar as empresas na modernização das suas operações e na entrega de experiências mais personalizadas e conectadas com seus Clientes, Parceiros e Ecossistema como um todo.


Em conclusão, avaliando as tendências destacadas nesta série, identificamos seis áreas de oportunidade:



1. Aplicação de IA / Machine Learning e IA Generativa para melhoria da gestão de riscos, conformidade e eficiência operacional, detecção de fraude e proteção contra ataques cibernéticos bem como personalização de ofertas e melhoria da experiência dos clientes. Todos os setores da indústria de serviços financeiros estão historicamente se beneficiando de casos de uso consolidados de IA / Machine Learning e agora estão avaliando casos de uso para experimentação da aplicação de IA Generativa. Vejam maiores informações sobre esta oportunidade nos posts: Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros – Pagamentos (bbold.com.br) e Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros – Bancos Corporativos (bbold.com.br)

 

2. Ampliação de oferta de serviços financeiros para o ecossistema, através de APIs, e integração destes recursos nos sistemas corporativos de Clientes e Parceiros (Embedded Finance Products). Esta oportunidade associada com o movimento Open Finance vem se desenvolvendo ativamente no mercado global e brasileiro e está ganhando mais força com a extensão da sua aplicação para a criação de ecossistemas com Clientes e Parceiros que permitam ampliar os canais de distribuição de serviços financeiros e com isso gerar oportunidades de geração de novas receitas para os participantes do ecossistema. Do nosso ponto de vista, este é um movimento que pode ser estendido a outros setores de indústria (“Open Everything”) através da adoção da abordagem “API First” no desenvolvimento de novos produtos e serviços para o mercado. Vejam maiores informações sobre esta oportunidade no post: Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros – Bancos Corporativos (bbold.com.br).

 

3. Análise colaborativa de dados, internamente e com parceiros, para detecção de fraude e melhoria de insights sobre clientes, com controle e segurança, utilizando soluções Data Clean Rooms. Outro excelente exemplo da criação de um ecossistema não focado apenas em transações de produtos/serviços, mas na criação de ecossistemas de dados onde as empresas participantes buscam maneiras de complementar seus próprios dados para construir uma visão holística de seus clientes ou negócios, com a devida aplicação de mecanismos de segurança e privacidade e eliminando a fricção decorrente da necessidade de transferir e/ou movimentar dados. Capacidades de IA / Machine Learning podem ser então aplicadas para analisar e descobrir padrões que gerem insights para a geração de recomendações personalizadas e melhoria da experiência dos clientes. Vejam maiores informações sobre esta oportunidade no post: Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros – Pagamentos (bbold.com.br)

 

4. Aplicação de IA e IA Generativa para criação de Assistentes Virtuais que suportem Gestores de Clientes em processos operacionais e preparação de recomendações personalizadas. Assistentes virtuais já estão presentes no nosso dia a dia desde a utilização básica numa pesquisa de informações na internet até assistentes treinados com bases de conhecimento proprietárias para atendimento aos clientes. Esta é uma tendência que continua se intensificando na indústria de serviços financeiros, avançando agora para aplicações mais especializadas para suportar a Gestores de Clientes incluindo recursos de IA generativa e capacidades de execução de transações através da integração com sistemas corporativos da empresa. Este é também um movimento requerido para manter o engajamento das novas gerações que já tem esse tipo de experiência no seu relacionamento com outros prestadores de serviços. Vejam maiores informações sobre esta oportunidade no post: Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros – Gestão de Patrimônio (bbold.com.br)

 

5. Aplicação de IA generativa para melhoria da produtividade da equipe de desenvolvimento e aceleração do Time To Market de novas aplicações, ajudando desenvolvedores e programadores a criar códigos robustos com mais eficiência. Sem dúvida uma das áreas de maior potencial da aplicação de IA generativa é sua aplicação como assistentes dos profissionais de desenvolvimento de software. A aplicação já muito conhecida de geração de código em diversas linguagens de programação está agora ampliada para incorporar capacidades de verificação de vulnerabilidades, atualizações de versão de linguagens de programação, comunicação com assistentes através de assistentes virtuais (Chatbots), aplicações em processos de CI/CD entre outros. Vejam maiores informações sobre esta oportunidade no post: Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros – Bancos Corporativos (bbold.com.br)

 

6. Modernização de infraestrutura e adoção de serviços gerenciados Cloud para priorizar iniciativas de diferenciação competitiva. Aplicável para todos os setores da indústria de serviços financeiros, com destaque para Gestão de Patrimônio e Bancos de Investimento que estão liderando ondas recentes de investimento em modernização da sua infraestrutura tecnológica buscando flexibilidade e escalabilidade operacional, otimização de custos, aceleração da produção de insights para clientes e reforço da segurança cibernética e conformidade. Vejam maiores informações sobre esta oportunidade no post: Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros – Gestão de Patrimônio (bbold.com.br)



Interessado em explorar alguma destas oportunidades para seu negócio? Entendemos que podemos ter uma conversa muito produtiva sobre como os serviços da parceria BBold Cloud e Amazon Web Services (AWS) podem contribuir com sua empresa.


Entre em contato com Luis Parraguez e Marcos Canane através do QR Code ou diretamente através dos e-mails: lparraguez@bbold.com.br e mcanane@bbold.com.br



Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page