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Participamos do TDC SUMMIT 2024 – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Perspectivas de aplicação de IA no Mercado




Boa tarde a todos!


Na semana passada, 26 a 27 de março de 2024, participei do TDC 2024 SUMMIT SÃO PAULO – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL representando a BBold Cloud.


Gostaria parabenizar a Yara Mascarenhas e equipe TDC pela organização do evento que nesta edição combinou palestras, networking e aprendizado hands-on focados nos temas Inteligência Artificial e Inteligência Artificial Generativa que estão cada vez mais captando a atenção do público em geral e das empresas.


Como tenho comentado anteriormente, e pude também comprovar pelos temas das apresentações, em 2024 estamos efetivamente evoluindo da fase experimental para vermos diversos casos de aplicação de Inteligência Artificial Generativa nas empresas, inicialmente focados maioritariamente no suporte à equipes internas (buscando, por exemplo, ganhos de eficiência e melhoria da qualidade do atendimento ao cliente) e de maneira controlada e gradativa sendo disponibilizada para uso pelo cliente externo, acompanhada da aplicação de processos constantes de curadoria para assegurar a qualidade das respostas oferecidas para os Clientes.


Neste ponto, gostaria destacar o compartilhamento da experiência de Robson Santos (Magazine Luiza) que mostrou a trajetória da evolução do “Cérebro da Lu” que hoje já alavanca inteligência artificial generativa na preparação de respostas às consultas de clientes sobre categorias de produto especificamente selecionadas, mostrando a criticidade de monitorar não somente a qualidade e precisão das respostas, visando minimizar alucinações que gerem impactos negativos para a empresa, mas também o alinhamento do estilo das respostas com o “tom” de comunicação da empresa. Lições importantes para os casos em que planejemos aplicar IA generativa em soluções de geração de conteúdo direcionadas para clientes externos.


Abordando o desafio de atender as expectativas dos Clientes Externos, foi também interessante a perspectiva trazida por Marcela Klein (Twilio) sobre as características do Consumidor Moderno: Flexível, Consciente, Personalizado, Instantâneo e Aumentado. A Hyper-personalização foi também um tema discutido ao longo do evento, reforçando o pré-requisito básico para implementar essa estratégia que é a capacidade de criar, agregar e manter atualizada uma visão 360º dos clientes como matéria prima para a elaboração e implementação de ofertas personalizadas. Ao mesmo tempo, foi também muito discutida a necessidade de avaliar criticamente se este tipo de estratégia faz sentido para os produtos/serviços da sua organização, sempre buscando alinhar as iniciativas ao atingimento de objetivos de negócio. A Inteligência Artificial e Inteligência Artificial Generativa se apresentam como ferramentas valiosas para operacionalizar com eficiência e eficácia as estratégias de personalização da empresa onde, quando e como são demandas pelos clientes.


Para finalizar gostaria destacar a palestra de Silvio Meira (TDS Company): “Inteligência artificial: ainda na era da "pedra lascada" que trouxe uma perspectiva e provação muito interessantes sobre o fato de que no estágio atual, ainda considerando os enormes avanços que estamos vendo no dia a dia, temos Modelos Fundacionais (LLMs) de Inteligência Artificial Generativa com capacidade de processar consultas(interações) envolvendo “apenas” milhares (K) de “tokens” (conteúdo que define o “contexto” ou informações especificas que queremos que o modelo use na preparação da sua resposta). Considerando a velocidade com que estes modelos estão evoluindo esse contexto poderá incluir milhões, bilhões e trilhões de tokens no curto, médio e longo prazo respectivamente. Em termos de volume, imaginem poder incluir numa conversa com Assistentes de Inteligência Artificial todo o conhecimento armazenado na Wikipedia.


Ao mesmo tempo, Silvio Meira trouxe também uma perspectiva que reforça o papel da Inteligência Artificial como complemento das Inteligências Individual e Social, formando uma “tríade de inteligências”. A inteligência individual é construída através do conhecimento obtido como resultado da interação do indivíduo com o ambiente físico e social que o rodeia, enquanto a inteligência social é a capacidade de compreender e interpretar comportamentos, emoções e intenções dos outros para viabilizar a cooperação e coordenação de atividades em grupo. Nesse contexto a Inteligência Artificial se apresenta como uma poderosa extensão, por exemplo, da nossa capacidade de análise de grandes volumes de informação para geração de insights e/ou produção de conteúdo.


A aplicação desta tríade de inteligências no processo de tomada de decisão abre a oportunidade de potencializar enormemente este processo nas organizações, considerando a realidade de que enquanto decisões menos complexas (operacionais) podem ser tomadas “apenas” baseadas em análise de informação/dados, as decisões de maior complexidade (estratégicas) vão normalmente precisar dos três tipos de inteligência combinados e em muitos casos não terão à disposição dados históricos (por exemplo decisões de lançar um produto/serviço totalmente inovador) e/ou deverão levar em conta impactos em questões organizacionais e de capital humano.


O aprendizado obtido ao longo do evento reforça a importância de entender e conhecer as tecnologias e ferramentas de Inteligência Artificial, iniciar sua experimentação alavancando as lições já aprendidas no mercado e claro criando lições próprias aplicáveis a nossos processos e negócios, para posteriormente tomar a decisão de aplicá-las em casos de uso em nível empresarial visando alavancar seus benefícios na diferenciação e escalonamento dos nossos produtos e serviços e consequentemente na sustentabilidade das nossas organizações.


Compartilhe comigo seus comentários e nós vemos na próxima publicação!


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