top of page

Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros – Bancos Corporativos


Bom dia a todos!


Esperamos que vocês continuem bem.


Estamos nos aproximando do final deste ano 2023 e certamente devemos nos preparar para aproveitar ao máximo as oportunidades que o próximo ano trará. Um objetivo que todas as empresas perseguem é impulsionar o crescimento dos seus negócios, e, particularmente no setor de Serviços Financeiros, a tecnologia em Nuvem está tendo um papel de grande relevância para apoiar as empresas na modernização das suas operações e na entrega de experiências mais personalizadas e conectadas com seus Clientes, Parceiros e Ecossistema como um todo.


Neste contexto, gostaríamos compartilhar uma série de publicações focadas em apresentar uma seleção de tendências para 2024 aplicáveis aos setores da indústria de Serviços Financeiros, utilizando como referência um estudo de mercado da empresa de consultoria Deloitte, complementada pela visão da BBold Cloud sobre as oportunidades de aplicação de tecnologia Cloud da Amazon Web Services (AWS) para implementar iniciativas que tragam benefícios para seus negócios.


Apresentamos a seguir a terceira publicação desta série: “Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros” com foco em Bancos Corporativos.


A partir do estudo de mercado mencionado anteriormente selecionamos as seguintes tendências:


  • Existe uma enorme pressão para que os Bancos acelerem o ritmo da digitalização para elevar a experiência do cliente e fortalecer as relações, em paralelo com a gestão de custos. As soluções digitais na originação e processamento de empréstimos, gestão de caixa, pagamentos B2B, financiamento comercial, entre outros, deverão ajudar as instituições a desbloquear novas eficiências e a resolver os problemas dos clientes.


  • Os Bancos também estão avaliando como utilizar serviços financeiros integrados (Embedded Finance) como canal de distribuição para aumentar o acesso, especialmente para mais clientes PME. Integrando pagamentos em tempo real, contas de depósito e empréstimos de capital nos sistemas ERP de clientes empresariais torna mais eficiente o acesso das empresas aos serviços financeiros num ecossistema unificado, sem necessidade de interagir diretamente com os Bancos.


  • Os tesoureiros corporativos estão sempre em busca de soluções digitais e automatizadas para ajudar a tomar decisões melhores e mais rápidas. Analytics avançado e a IA devem permitir aos bancos criar capacidades ágeis de previsão de fluxo de caixa e permitir que os clientes tenham visualizações consolidadas de múltiplas contas em tempo real através de APIs.

Avaliando as tendências destacadas acima podemos identificar três áreas de oportunidade:


  • Aplicação de IA generativa para melhoria da produtividade da equipe de desenvolvimento e aceleração do Time To Market de novas aplicações. Hoje já temos disponíveis no mercado assistentes virtuais baseados em inteligência artificial generativa (IA) especialmente treinados para suportar as atividades de desenvolvedores e profissionais de TI. Com a ajuda destes assistentes você pode acelerar a criação de aplicações na Nuvem, pesquisar práticas recomendadas, resolver erros e obter assistência na codificação de novos recursos para suas aplicações. Capacidades atuais incluem também o suporte para realizar atualizações de versão de linguagens de programação, como por exemplo atualização de aplicativos Java das versões 8 e 11 para a versão 17. Esses assistentes trabalham integrados a ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) (tais como Visual Studio Code, JetBrains entre outros) bem como a ambientes DevOps e você pode interagir em linguagem natural alavancando recursos de perguntas e respostas conversacionais. É nesta área que serviços da AWS tais como Amazon CodeWhisperer, Amazon CodeCatalyst combinados com o recentemente lançado assistente virtual Amazon Q, entre outros, podem auxiliar na experimentação e implementação destes casos de uso.


  • Ampliação de oferta de serviços financeiros para o ecossistema (Embedded Finance Products), através de APIs, e integração destes recursos nos sistemas corporativos de Clientes e Parceiros. Ao se tornar uma empresa do Ecossistema de Embedded Finance (Finanças Embarcadas), Bancos Corporativos, e outras empresas de serviços financeiros, habilitam seus clientes e parceiros de negócio a oferecer seus serviços financeiros. Desta maneira, suas empresas clientes podem acessar seus produtos e serviços financeiros de maneira conveniente e oportuna. Uma tendência em evidente expansão no mercado é a integração de serviços financeiros nos sistemas corporativos (ERPs) para suportar serviços de pagamentos, tesouraria, comércio, cartões de crédito corporativos e serviços de despesas de Bancos Corporativos. Estamos também vendo a aplicação de soluções de IA Generativa para acelerar o processo técnico de implementação destas integrações nos sistemas corporativos através da disponibilização de assistentes virtuais que podem produzir código nas linguagens de programação utilizadas pelas empresas clientes. A implementação desta oportunidade exige que as empresas de serviços financeiros construam plataformas com elevada escalabilidade e resiliência para incentivar clientes e parceiros de negócios a construir as integrações requeridas. Com este objetivo podemos aproveitar serviços da AWS, tais como Amazon API Gateway, AWS Lambda, Amazon EKS, entre outros, para construir a infraestrutura de APIs abertas fornecendo a segurança requerida, bem como os serviços de AI Generativa mencionados no ponto anterior para aceleração do processo de integração técnica.


  • Aplicação de IA / Machine Learning e IA Generativa para diversos casos de uso corporativos tais como previsão de posições de caixa e necessidades de capital de giro, detecção e prevenção de fraudes, automação e eficiência no processamento de documentos e análises de textos, entre outros. É nesta área que serviços da AWS tais como Amazon Bedrock, Amazon SageMaker, Amazon Connect (combinado com o recente Amazon Q), Amazon Rekognition, Amazon Textract, Amazon Fraud Detector, entre outros, podem auxiliar na experimentação e implementação destes casos de uso.

Interessado em explorar alguma destas oportunidades para seu negócio? Entendemos que podemos ter uma conversa muito produtiva sobre como os serviços da parceria BBold Cloud e Amazon Web Services (AWS) podem contribuir com sua empresa.


Entre em contato com Luis Parraguez e Marcos Canane através do QR Code ou diretamente através dos e-mails: lparraguez@bbold.com.br e mcanane@bbold.com.br


Nós vemos na próxima publicação desta série!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page