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Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros – Bancos de Varejo


Bom dia a todos!


Esperamos que vocês continuem bem.


Estamos nos aproximando do final deste ano 2023 e certamente devemos nos preparar para aproveitar ao máximo as oportunidades que o próximo ano trará. Um objetivo que todas as empresas perseguem é impulsionar o crescimento dos seus negócios, e, particularmente no setor de Serviços Financeiros, a tecnologia em Nuvem está tendo um papel de grande relevância para apoiar as empresas na modernização das suas operações e na entrega de experiências mais personalizadas e conectadas com seus Clientes, Parceiros e Ecossistema como um todo.


Neste contexto, gostaríamos compartilhar a partir de hoje uma série de publicações focadas em apresentar uma seleção de tendências para 2024 aplicáveis aos setores da indústria de Serviços Financeiros, utilizando como referência um estudo de mercado da empresa de consultoria Deloitte, complementada pela visão da BBold Cloud (https://www.bbold.com.br/) sobre as oportunidades de aplicação de tecnologia Cloud da AWS (https://aws.amazon.com/pt/financial-services/) para implementar iniciativas que tragam benefícios para seus negócios.


Apresentamos a seguir a primeira publicação desta série: “Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros” com foco em Bancos de Varejo.


A partir do estudo de mercado mencionado anteriormente selecionamos as seguintes tendências:


  • Os Bancos de Varejo devem encontrar novas formas de estabelecer relações mais profundas com os clientes. A personalização será a chave para demonstrar valor ao longo da jornada do Cliente. Mas os Bancos provavelmente terão dificuldades para personalizar produtos e serviços devido aos sistemas legados e às suas limitações para proporcionar experiências personalizadas usando dados de clientes.


  • Os Bancos devem esforçar-se por quebrar silos de dados, mantendo governança e segurança, para permitir análises e tomada de decisões, e adotar ferramentas de modelagem avançadas que gerem insights preditivos e permitam a prestação de assessoria financeira em tempo real.


  • Os Bancos também devem analisar como as tecnologias emergentes podem melhorar as tarefas de gerenciamento de risco, conformidade e operações, além de melhorar a experiência do cliente. Por exemplo, podem considerar como a IA generativa pode acelerar as avaliações de risco de crédito, alertar instantaneamente os requerentes de empréstimos sobre documentos em falta ou incompletos e aumentar a produtividade das equipes de atendimento ao cliente.


Avaliando as tendências destacadas acima podemos identificar duas áreas de oportunidade:


  • Aplicação de IA / Machine Learning e IA Generativa para diversos casos de uso tais como melhoria da experiência dos clientes desde seu on-boarding, personalização de ofertas, automação e eficiência no processamento de documentos e análises de textos, antecipação de demandas de clientes para recomendação de produtos financeiros através de insights preditivos, detecção e prevenção de fraudes entre outros. É nesta área que serviços da AWS tais como Amazon Bedrock, Amazon SageMaker, Amazon Connect, Amazon Rekognition, Amazon Textract, Amazon Fraud Detector, entre outros, podem auxiliar na experimentação e implementação destes casos de uso.


  • Análise colaborativa de dados, internamente e com parceiros de negócios, para produção de insights com controle e segurança. Empresas de todos os setores buscam cada vez mais maneiras de complementar seus próprios dados para construir uma visão holística de seus clientes ou negócios. Isso geralmente implica construir uma visão integrando informações de todos os canais e contatos com seus clientes, bem como complementar seus dados primários com dados de seus parceiros de negócios. É nesta área que o serviço AWS Clean Rooms pode ajudar as empresas e seus parceiros a analisar e colaborar com mais facilidade e segurança utilizando seus conjuntos de dados coletivos, sem necessidade de compartilhar ou copiar os dados subjacentes. Para Bancos, e outras empresas de serviços financeiros, podemos identificar casos de uso visando a melhoria de insights sobre clientes, detecção de fraude, melhoria da análise de risco de crédito, entre outros.


Interessado em explorar alguma destas oportunidades para seu negócio? Entendemos que podemos ter uma conversa muito produtiva sobre como os serviços da parceria BBold Cloud e Amazon Web Services (AWS) podem contribuir com sua empresa.

Entre em contato com Luis Parraguez e Marcos Canane através do QR Code ou diretamente através dos e-mails: lparraguez@bbold.com.br e mcanane@bbold.com.br


Nós vemos na próxima publicação desta série!


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