top of page

Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros – Gestão de Patrimônio



Bom dia a todos!


Esperamos que vocês continuem bem.


Estamos nos aproximando do final deste ano 2023 e certamente devemos nos preparar para aproveitar ao máximo as oportunidades que o próximo ano trará. Um objetivo que todas as empresas perseguem é impulsionar o crescimento dos seus negócios, e, particularmente no setor de Serviços Financeiros, a tecnologia em Nuvem está tendo um papel de grande relevância para apoiar as empresas na modernização das suas operações e na entrega de experiências mais personalizadas e conectadas com seus Clientes, Parceiros e Ecossistema como um todo.


Neste contexto, gostaríamos compartilhar uma série de publicações focadas em apresentar uma seleção de tendências para 2024 aplicáveis aos setores da indústria de Serviços Financeiros, utilizando como referência um estudo de mercado da empresa de consultoria Deloitte, complementada pela visão da BBold Cloud sobre as oportunidades de aplicação de tecnologia Cloud da Amazon Web Services (AWS) para implementar iniciativas que tragam benefícios para seus negócios.


Apresentamos a seguir a quarta publicação desta série: “Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros” com foco em Gestão de Patrimônio (Wealth Management).


A partir do estudo de mercado mencionado anteriormente selecionamos as seguintes tendências:


  • Numa pesquisa global recente realizada com clientes de empresas de gestão de património e de banca privada, 72% dos participantes afirmaram que planeiam colaborar com fintechs, corretoras e entidades de custódia para modernizar a sua infraestrutura tecnológica e liberar profissionais internos e tempo para se concentrarem em produtos e serviços estrategicamente importantes que melhoram a experiência do cliente.

 

  • Os investimentos globais em serviços de nuvem para plataformas de gestão de patrimônio, incluindo mais soluções de nuvem específicas para gestão de patrimônio, poderão crescer em mais de US$ 10 bilhões nos próximos 10 anos.

 

  • A IA generativa está começando a ser usada na detecção de fraudes, combate à lavagem de dinheiro (AML), comunicação e marketing com clientes, avaliação de adequação de produtos, redação de memorandos e geração de relatórios com base em pesquisas. O Deutsche Bank está implantando Machine Learning para analisar risco de concentração em carteiras de clientes e preparar recomendações personalizadas de fundos, títulos ou ações. Enquanto isso, o JPMorgan solicitou recentemente a marca registrada IndexGPT, que pode analisar e selecionar títulos com base nas preferências do cliente.

 

Avaliando as tendências destacadas acima podemos identificar três áreas de oportunidade:



 

Modernização de infraestrutura e adoção de serviços gerenciados Cloud para priorizar iniciativas de diferenciação competitiva. Conforme a pesquisa e em linha com a tendência que vemos no setor de serviços financeiros como um todo, as empresas de Gestão de Patrimonio podem se beneficiar da adoção de tecnologia Cloud em áreas como:


  • Flexibilidade e escalabilidade operacional: Os aplicativos desenvolvidos em nuvem oferecem escalabilidade e flexibilidade, permitindo que as empresas de gestão de patrimônio gerenciem com eficiência diversos tamanhos de dados de ativos e números de clientes. Esta adaptabilidade é crucial para as empresas que procuram expandir os seus serviços ou ajustar-se às exigências do mercado. É nesta área que a empresa pode contar com serviços da AWS para hospedar sites e aplicativos na internet (Amazon Lightsail, Amazon EC2), desenvolver aplicativos web (Amazon API Gateway, AWS Lambda, Amazon EKS/ECS, entre outros) e incrementar a produtividade das equipes de desenvolvimento (Amazon CodeWhisperer, Amazon CodeCatalyst combinados com o recentemente lançado assistente virtual Amazon Q).

 

  • Otimização de custos: Os sistemas de armazenamento em nuvem podem ajudar as empresas a evitar pesados investimentos em hardware de armazenamento de dados, substituindo-os pela contratação de serviços de armazenamento dimensionados conforme a demanda das empresas e pagos em função da sua utilização. É nesta área que a empresa pode contar com diversos serviços de armazenamento da AWS tais como Amazon S3, Amazon EFS, AWS Storage Gateway, AWS Backup, entre outros.

 

  • Aceleração da produção de Insights para Clientes: É fundamental fortalecer o relacionamento com os clientes por meio de recomendações baseadas em dados. A tecnologia Cloud facilita o armazenamento e análise de grandes quantidades de dados para fornecer informações que ajudam os gestores de património a oferecer conselhos de investimento mais precisos e relevantes. É nesta área que a empresa pode contar com diversos serviços de banco de dados da AWS tais como Amazon RDS, Amazon Aurora, Amazon Redshift, Amazon DynamoDB, AWS Lake Formation, entre outros, combinados com serviços de Machine Learning tais como Amazon Sagemaker e Amazon Personalize.

 

  • Investimentos em segurança cibernética e conformidade: Com a crescente adoção da tecnologia em nuvem, investir em segurança cibernética tornou-se fundamental. A tecnologia Cloud ajuda as empresas de gestão de património a priorizarem a segurança cibernética para combater os riscos crescentes, garantindo a proteção dos seus aplicativos, dados dos clientes e mantendo a confiança. Em paralelo com isto, os serviços Cloud possuem também certificações de conformidade da indústria que permitirão às empresas o atendimento de regulamentações exigidas. É nesta área que a empresa pode contar com diversos serviços da AWS tais como serviços para proteção de aplicações web de ataques cibernéticos (AWS WAF & Shield), encriptação de dados (AWS KMS), informação sobre certificações de conformidade e segurança suportados pelos serviços (AWS Artifact), entre outros.

 

Aplicação de IA e IA Generativa para criação de Assistentes Virtuais que suportem Gestores de Patrimonio em processos operacionais e preparação de recomendações personalizadas. Os clientes exigem agora serviços mais personalizados e estão dispostos a compartilhar mais informações pessoais com os seus gestores de patrimônio para alcançar esta personalização. Os gestores e consultores de património devem concentrar-se em fortalecer a conexão com os seus clientes para os compreender melhor. Para isso, podem concentrar-se nas prioridades dos clientes, fornecer aconselhamento holístico sobre oportunidades de investimento interessantes e conectar-se mais com a nova geração de clientes. Os assistentes virtuais de gestão de patrimônio orientados por IA podem automatizar o atendimento ao cliente e fornecer dicas de investimento aos clientes. Os gestores de patrimônio também podem aproveitar análises avançadas para usar dados pessoais e fornecer um serviço mais personalizado aos seus clientes. Análises avançadas, habilitadas com IA (Inteligência Artificial) e ML (Aprendizado de Máquina), podem transformar esses dados em insights para os clientes. É nesta área que serviços da AWS tais como Amazon Bedrock, Amazon SageMaker, Amazon Connect (combinado com o recente Amazon Q), Amazon Personalize, entre outros, podem auxiliar na experimentação e implementação destes casos de uso.

 

Aplicação de IA e IA Generativa para geração de conteúdo incluindo peças de comunicação e marketing com clientes, geração de relatórios, estudos, pesquisas entre outros. A Inteligência Artificial (IA) generativa está sendo cada vez mais adotada no setor de serviços financeiros para otimizar a geração de conteúdo de marketing, pesquisas e estudos. É nesta área que serviços da AWS tais como Amazon Bedrock, Amazon SageMaker, Amazon QuickSight combinado com o recente Amazon Q, entre outros, podem auxiliar na experimentação e implementação de casos de uso tais como:

 

  • Geração de Conteúdo de Marketing: Empresas financeiras estão utilizando IA Generativa para criar conteúdo de marketing personalizado. Através da análise de dados de clientes, modelos de IA Generativa podem gerar campanhas de marketing altamente direcionadas, aumentando a eficiência e a relevância das mensagens publicitárias.

 

  • Pesquisas de Mercado: A IA Generativa também está sendo aplicada em pesquisas de mercado, onde pode analisar grandes volumes de dados para identificar tendências e padrões. Isso permite que as empresas financeiras desenvolvam produtos e serviços mais alinhados com as necessidades dos clientes

 

  • Estudos de Viabilidade: Instituições financeiras estão usando utilizando IA Generativa para realizar estudos de viabilidade mais rápidos e precisos. Algoritmos podem simular cenários econômicos e financeiros, ajudando na tomada de decisões estratégicas



Interessado em explorar alguma destas oportunidades para seu negócio? Entendemos que podemos ter uma conversa muito produtiva sobre como os serviços da parceria BBold Cloud e Amazon Web Services (AWS) podem contribuir com sua empresa.


Entre em contato com Luis Parraguez e Marcos Canane através do QR Code ou diretamente através dos e-mails: lparraguez@bbold.com.br e mcanane@bbold.com.br


Nós vemos na próxima publicação desta série!


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page