Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros – Pagamentos
Bom dia a todos!
Esperamos que vocês continuem bem.
Estamos nos aproximando do final deste ano 2023 e certamente devemos nos preparar para aproveitar ao máximo as oportunidades que o próximo ano trará. Um objetivo que todas as empresas perseguem é impulsionar o crescimento dos seus negócios, e, particularmente no setor de Serviços Financeiros, a tecnologia em Nuvem está tendo um papel de grande relevância para apoiar as empresas na modernização das suas operações e na entrega de experiências mais personalizadas e conectadas com seus Clientes, Parceiros e Ecossistema como um todo.
Neste contexto, gostaríamos compartilhar a partir de hoje uma série de publicações focadas em apresentar uma seleção de tendências para 2024 aplicáveis aos setores da indústria de Serviços Financeiros, utilizando como referência um estudo de mercado da empresa de consultoria Deloitte, complementada pela visão da BBold Cloud (https://www.bbold.com.br/) sobre as oportunidades de aplicação de tecnologia Cloud da AWS (https://aws.amazon.com/pt/financial-services/) para implementar iniciativas que tragam benefícios para seus negócios.
Apresentamos a seguir a segunda publicação desta série: “Tendencias 2024 e Oportunidades Cloud para Serviços Financeiros” com foco em Empresas de Pagamentos.
A partir do estudo de mercado mencionado anteriormente selecionamos as seguintes tendências:
2024 verá uma aceleração de várias tendências que moldarão o futuro da indústria de pagamentos ao consumidor. Os gastos dos consumidores mudarão cada vez mais de dinheiro para pagamentos digitais. No entanto, o crescimento dos pagamentos digitais e em tempo real, juntamente com a proliferação da inteligência artificial, também tornará a fraude e as ameaças cibernéticas mais difíceis de prevenir e detectar.
Os Bancos também devem trabalhar mais estreitamente com startups e empresas tecnológicas estabelecidas para desenvolver segurança biométrica multimodal que avalie vários indicadores ao mesmo tempo, tais como impressões digitais, padrões de linguagem natural e escolha de palavras, para aumentar os resultados de detecção de fraudes e reduzir falsos positivos. A colaboração com instituições não financeiras, como fornecedores de telecomunicações e reguladores, também acrescentaria aliados que poderiam analisar os dados não financeiros dos consumidores para impedir a utilização não autorizada da identidade.
A concorrência acompanha de perto o dinheiro. Os fornecedores de software, especialmente aqueles que trabalham com pequenas e médias empresas, continuam a trazer elementos de pagamento internamente para deter uma fatia maior da cadeia de valor dos Adquirentes.
Avaliando as tendências destacadas acima podemos identificar três áreas de oportunidade:
Aplicação de IA / Machine Learning e IA Generativa para diversos casos de uso tais como detecção e prevenção de fraudes, melhoria da experiência dos clientes desde seu on-boarding, personalização de ofertas, automação e eficiência no processamento de documentos e análises de textos, antecipação de demandas de clientes para recomendação de produtos financeiros através de insights preditivos, entre outros. É nesta área que serviços da AWS tais como Amazon Bedrock, Amazon SageMaker, Amazon Connect (combinado com o recente Amazon Q), Amazon Rekognition, Amazon Textract, Amazon Fraud Detector, entre outros, podem auxiliar na experimentação e implementação destes casos de uso.
Análise colaborativa de dados, internamente e com parceiros, para detecção de fraude e melhoria de insights sobre clientes, com controle e segurança. Empresas de todos os setores buscam cada vez mais maneiras de complementar seus próprios dados para construir uma visão holística de seus clientes ou negócios. Isso geralmente implica construir uma visão integrando informações de todos os canais e contatos com seus clientes, bem como complementar seus dados primários com dados de seus parceiros de negócios. É nesta área que o serviço AWS Clean Rooms pode ajudar as empresas e seus parceiros a analisar e colaborar com mais facilidade e segurança utilizando seus conjuntos de dados coletivos, sem necessidade de compartilhar ou copiar os dados subjacentes. Para Empresas de Pagamentos, e outras empresas de serviços financeiros, podemos identificar casos de uso visando detecção de fraude, melhoria de insights sobre clientes, entre outros.
Ampliação de oferta de serviços financeiros para o ecossistema (Embedded Finance Products), através de APIs, e integração destes recursos nos sistemas corporativos de Clientes e Parceiros. Ao se tornar uma empresa do Ecossistema de Embedded Finance (Finanças Embarcadas), Empresas de Pagamentos, e outras empresas de serviços financeiros, habilitam seus parceiros de negócio a oferecer seus serviços financeiros. Desta maneira, qualquer indivíduo ou empresa pode acessar seus produtos e serviços financeiros de maneira conveniente e oportuna. Por outro lado, Empresas de Pagamentos, e outras empresas de serviços financeiros, podem se tornar também um parceiro forte do Ecossistema de Empreendedores que buscam oferecer serviços financeiros integrados dentro dos seus modelos de negócio. A implementação desta oportunidade exige que as empresas de serviços financeiros construam plataformas com elevada escalabilidade e resiliência para incentivar clientes e parceiros de negócios a construir experiências envolventes para os clientes. Com este objetivo podemos aproveitar serviços da AWS, tais como Amazon API Gateway, AWS Lambda, Amazon EKS, entre outros, para construir a infraestrutura de APIs abertas fornecendo a segurança requerida.
Interessado em explorar alguma destas oportunidades para seu negócio? Entendemos que podemos ter uma conversa muito produtiva sobre como os serviços da parceria BBold Cloud e Amazon Web Services (AWS) podem contribuir com sua empresa.
Entre em contato com Luis Parraguez e Marcos Canane através do QR Code ou diretamente através dos e-mails: lparraguez@bbold.com.br e mcanane@bbold.com.br
Nós vemos na próxima publicação desta série!
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